

PDRN (Polydeoxyribonucleotide)


O PDRN (Polydeoxyribonucleotide) é uma substância que tem ganho atenção na área médica e estética pelas suas propriedades regenerativas e anti-inflamatórias. Trata-se de uma cadeia de nucleotídeos de DNA, obtida geralmente de fontes naturais, como o esperma de salmão, e é utilizada em diversos tratamentos para promover a regeneração celular e a recuperação de tecidos.
Na medicina regenerativa, o PDRN é empregue para acelerar a cicatrização de feridas, melhorar a recuperação de lesões musculares e articulares, e em procedimentos dermatológicos para rejuvenescimento da pele. A sua ação estimula a angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos), melhora a circulação sanguínea local e ativa o metabolismo celular, o que contribui para a reparação dos tecidos danificados.
Além disso, em tratamentos estéticos, o PDRN é utilizado para melhorar a elasticidade da pele, reduzir rugas e linhas de expressão, e promover um aspecto mais jovem e revitalizado. Ele pode ser aplicado por meio de abertura de canais através do laser, mesoterapia ou incorporado em produtos tópicos, como cremes e séruns.
A aplicação pode ser realizada através do laser (promove a abertura dos canais e permite a entrada de produto de uma forma mais eficaz) ou através do microagulhamento que permite a penetração da substância com igual grau de eficácia. A diferença na escolha do veículo está relacionada com as condições de cada paciente.
Fisioterapeuta Sofia Leirião