

Micropigmentação Paramédica


A Micropigmentação Paramédica pode ser definida como uma técnica de implementação de pigmentos na camada subcutânea da pele através de agulhas que são acopladas a um dermógrafo. Esta pode ser utilizada com diferentes objetivos, no entanto, um dos principais é a camuflagem de cicatrizes, estrias e a reconstrução de arélolas mamárias.
No caso das cicatrizes e das estrias, é muito importante que o paciente entenda que não será possível camuflar a 100%, tendo em conta que não conseguimos controlar alguns dos fatores que influenciam na fixação do pigmento, no entanto, os resultados são considerados pela maioria dos pacientes bastante satisfatórios. Em média é realizada uma primeira sessão e um ou dois retoques dependendo da necessidade. O tempo de duração do procedimento depende da área a ser realizada, normalmente pode demorar entre uma hora e duas horas e meia no caso da reconstrução das arélolas.
Existem algumas contraindicações que devem ser consideradas antes de avançar com o procedimento, daí ser de extrema importância a realização de uma consulta de avaliação prévia ao tratamento. Após o procedimento existem alguns cuidados a ter em conta, tais como: a higienização da área micropigmentada, a utilização de um creme reparador e deve-se evitar a exposição solar num período de 60 dias após a realização do procedimento.
É de realçar que a micropigmentação paramédica melhora não só o aspeto estético, mas a imagem que os pacientes vêm refletida no espelho diariamente, tendo assim um impacto francamente positivo na sua autoestima.
Fisioterapeuta Sofia Leirião